1. Crie categorias de produtos adequadas
Se você deseja ter sucesso com suas páginas de categoria de produto de comércio eletrônico, comece criando a categoria de produto adequada. Você quer garantir que está organizando seus produtos de forma lógica, tornando mais fácil para as pessoas encontrarem o que precisam. Por exemplo, se você vendesse shampoo e esfoliante corporal, não os colocaria na mesma categoria.
Você colocaria seu xampu em uma categoria como “cuidados com o cabelo” e seu esfoliante corporal em uma categoria como “cuidados com o corpo”. O sucesso de suas páginas de categoria começa com a organização de seus produtos nos grupos certos. Quando suas páginas são lógicas, fica mais fácil para os usuários encontrarem rapidamente o que precisam. Tenha cuidado para não organizar demais, pois isso pode tornar muito mais difícil para as pessoas explorarem o que precisam.
A JCPenney oferece um ótimo exemplo de como organizar sua página de categoria de produto. Na seção Kitchen & Dining, você pode encontrar seus produtos divididos em categorias como panelas, aparelhos e utensílios e talheres. Suas páginas de categoria de produto de comércio eletrônico são divididas o suficiente para que as pessoas possam escolher a direção certa para suas necessidades sem serem muito específicas.
2. Vá do geral ao específico
Um dos componentes críticos da criação de uma página de categoria de produto é ir do geral ao específico. Essa dica pode parecer senso comum, mas muitas empresas bagunçam essa parte de suas páginas de categoria. Quando você configura páginas de categoria, suas categorias devem começar gerais, para que os compradores possam refinar continuamente sua pesquisa até chegarem ao que precisam.
Por exemplo, um caminho de categoria de produto ruim ficaria assim:
Eletrodomésticos > Cafeteira > Eletrodomésticos > Cafeteiras individuais
Este exemplo está errado porque começa refinando a pesquisa, mas depois volta para a categoria ampla. Em vez disso, deve ficar assim:
Eletrodomésticos > Cafeteira > Cafeteiras de dose única > Keurig
Como você pode ver, esse caminho vai ficando mais refinado até chegar a um produto ou marca específica. Você pode ver um ótimo exemplo desse produto refinado, pesquisando no site da JCPenney.
Ao configurar o design da página da categoria, certifique-se sempre de que seus clientes em potencial estão um passo mais perto do que desejam comprar.
3. Personalize seus títulos
A seguir, em nossa lista de dicas para configurar páginas com categorias de produtos de comércio eletrônico, está a personalização de seus títulos. Os cabeçalhos aparecem na parte superior da página com informações sobre a página da categoria. Embora você possa adotar uma abordagem padrão com seus títulos, como usar “Roupas femininas” para a página da categoria de roupas femininas, sempre há espaço para criar algo mais empolgante ou criativo.
Por exemplo, quando você acessa a página da categoria “Página inicial” no site da Macy’s, o cabeçalho diz: “O que você está comprando hoje?”. Esse título é diferente e leva os compradores a pensar: “O que estou comprando hoje?” É uma maneira única de manter as pessoas envolvidas e procurando o produto de que precisam. Outra abordagem é transformar seu título em um gráfico para chamar a atenção das pessoas. No design da página da categoria At Home, eles incluem imagens dos produtos nas categorias para chamar a atenção dos usuários.
Lembre-se de que este conselho se aplica a todo o título, não à sua tag H1 . Sua tag H1 deve descrever com precisão o conteúdo de sua página e conter sua palavra-chave de destino principal, que seria prestação de serviços de motoboy . Você tem mais liberdade com seu título geral, no entanto.
Por exemplo, no exemplo acima da Macy’s, a tag H1 é “Feminino”, enquanto “O que você está comprando hoje?” é o foco visual principal do cabeçalho. Se você deseja destacar suas páginas de categoria de produto, considere criar títulos mais divertidos e atraentes para atrair as pessoas e mantê-las comprando com sua empresa.