Árvores, rochas, encostas e afins são, sem dúvida, alguns dos melhores “equipamentos” de fitness já criados. Por milênios, os humanos mantiveram e melhoraram seu desempenho físico enquanto navegavam por esses e outros obstáculos ambientais como parte de sua sobrevivência. Hoje, no entanto, vivemos em um mundo onde devemos encontrar maneiras de criar desafios físicos para nos mantermos fortes e saudáveis. Os cursos de obstáculos tornaram-se uma maneira popular e eficaz de fazer isso.
Os benefícios de condicionamento físico derivados da navegação em pistas de obstáculos são ainda mais pronunciados em crianças pequenas. Durante os estágios iniciais do desenvolvimento, particularmente antes da puberdade, pequenos cérebros e corpos são como esponjas. Além de melhorar o condicionamento físico, as novas tarefas de uma pista de obstáculos ajudam as crianças a desenvolver habilidades sensoriais como habilidade espacial, consciência proprioceptiva e muito mais.
Quando muitos educadores pensam em uma pista de obstáculos para crianças, eles imaginam uma quantidade significativa de equipamentos, espaço e configuração. A boa notícia é que, com alguns equipamentos básicos de playground e espaço mínimo, um instrutor pode criar uma pista de obstáculos divertida e eficaz que desafia e envolve as crianças.
Cones, cadeiras, bancos, escadas, giz de calçada e outras ferramentas prontamente disponíveis podem ser usados para criar barreiras que as crianças aprendem a navegar por baixo, por cima, ao redor e através. Percursos de obstáculos não precisam ser elaborados. Os benefícios desse tipo de desafio físico vêm do fato de as crianças terem que criar e modificar várias estratégias de movimento sucessivamente. Por exemplo, eles podem ter que rastejar ao longo de uma linha em ziguezague, passar por cima de uma linha de cones e depois andar para trás em uma linha para se equilibrar. Os participantes não apenas precisam descobrir rapidamente como navegar em cada nova tarefa, mas também alternar rapidamente as estratégias de movimento para cada desafio.
Ao criar pistas de obstáculos, considere as diferentes habilidades de locomoção que as crianças devem aprender. Atividades como pular, engatinhar, pular e embaralhar devem ser incluídas como estratégias de movimento ao longo do curso. Para criar desafios associados a obstáculos, considere as diferentes maneiras pelas quais uma progressão de movimento pode ser modificada (por exemplo, acima, abaixo, ao redor e através de diferentes caminhos). Com esta estrutura solta, criar pistas de obstáculos para crianças torna-se fácil e divertido.
Abaixo estão cinco exemplos de pistas de obstáculos simples usando o mínimo de espaço e os seguintes equipamentos:
1. Giz de calçada
2. Cones
3. Banco/cadeira(s)
Cada curso consiste em quatro desafios de movimento. Embora mais desafios possam ser adicionados a cada curso, a capacidade das crianças de lembrar movimentos sucessivos é limitada. A maioria dos educadores experimenta maior sucesso usando menos desafios, principalmente ao trabalhar com crianças de oito anos ou menos.
Instrua as crianças a entrar no curso em sucessão, esperando até que a primeira criança complete o primeiro desafio antes que a próxima criança comece o curso. A estação 4 é apenas um retorno à primeira estação. Nenhuma configuração deve ser necessária para esta estação. Repita cada curso por um a três minutos. Esses cursos são divertidos e eficazes por si só ou podem ser usados como parte de um circuito maior.
Percurso 1: Saltar, Embaralhar e Rolar
1. Usando giz de calçada, crie uma linha sinuosa no chão usando o espaço disponível. Instrua as crianças a embaralhar ao longo da linha, seguindo o caminho criado pela linha. Para ambientes internos, crie um caminho colocando cordas de pular em configurações no chão.
2. Crie uma linha de cones com aproximadamente 20 a 30 polegadas entre cada cone no espaço disponível.
3. Instale um banco/cadeira(s). (Nota: Certifique-se de usar cadeiras que tenham espaço para as crianças se moverem por baixo.)
Movimento: 1. Embaralhe ao longo do caminho de giz => 2. Salte sobre cones => 3. Rasteje sob a cadeira => 4. Role de volta para a linha de partida
Curso 2: O Caranguejo Equilibrador
1. Crie uma linha de cones com aproximadamente 20 a 30 polegadas entre cada cone no espaço disponível.
2. Usando giz de calçada, faça uma linha sinuosa no chão usando o espaço disponível. Para ambientes internos, crie um caminho colocando cordas de pular em configurações no chão.
3. Coloque um ou mais bancos ou cadeiras. (Nota: Certifique-se de usar bancos ou cadeiras que tenham espaço para as crianças se moverem por baixo.)