O que é marketing de IA?

Autor(a):

O marketing de IA é o uso de tecnologias de inteligência artificial para melhorar a forma como você promove sua empresa e interage com seus leads e clientes. A IA ajuda você a analisar seus dados de marketing e automatizar os processos de marketing , melhorando a eficácia do seu marketing.

O que é IA?

Para entender melhor o que é marketing de IA, vamos dar uma olhada mais de perto na definição de inteligência artificial ou IA. A IA é um termo abrangente que engloba várias tecnologias que podem executar tarefas normalmente associadas à inteligência humana.

Os sistemas de computador que usam IA podem desempenhar muitas funções, desde a tomada de decisões até a percepção visual e o reconhecimento de fala. Alguns outros termos comumente associados à IA incluem:

  • Aprendizado de máquina: o aprendizado de máquina é um subconjunto da inteligência artificial. Os algoritmos de aprendizado de máquina permitem que os sistemas de computador aprendam de maneira semelhante aos humanos, usando algoritmos para encontrar padrões nos dados.
  • Big data: Big data refere-se a grandes conjuntos de dados que os sistemas de IA podem usar para aprender e tomar decisões.

Maneiras de usar a IA em seu marketing

Então, como você pode usar a IA em seu marketing?

Nesta próxima seção, veremos alguns exemplos de marketing de IA e exploraremos como a IA é usada no marketing.

Escolha as melhores palavras-chave

Uma maneira de usar a IA no marketing digital é ajudá-lo a escolher as palavras- chave que lhe darão os melhores resultados em suas campanhas de marketing. As palavras-chave que você segmenta em suas campanhas de pay-per-click (PPC) e search engine optimization (SEO) são cruciais para seu sucesso, e as palavras-chave também podem ajudá-lo a escolher sobre quais tópicos criar conteúdo como parte de seus esforços de marketing de conteúdo. As ferramentas de pesquisa de palavras-chave com tecnologia de IA podem ajudá-lo a encontrar palavras-chave para segmentar, e ferramentas como o MarketingCloudFX podem ajudá-lo a avaliar quais palavras-chave fornecerão à sua empresa o melhor retorno sobre o investimento (ROI) .

Essas ferramentas analisam dados históricos usando aprendizado de máquina para ajudar você a escolher as melhores palavras-chave para suas campanhas.

Automatize lances de anúncios

A IA também pode ajudá-lo a otimizar e automatizar seu gerenciamento de anúncios online . As ferramentas de IA podem ajudá-lo a determinar o valor do lance que lhe dará o melhor ROI e lance automaticamente no espaço de anúncio online. À medida que mais dados ficam disponíveis, a IA pode ajudar você a tomar melhores decisões para suas campanhas publicitárias e ajustar seus lances em tempo real.

Além dos lances, o marketing de IA pode ajudar você a ajustar vários aspectos de seus anúncios, incluindo a alteração do conteúdo de acordo com as preferências dos usuários.

Personalize a experiência do seu site

O marketing de IA também pode permitir que você personalize a experiência do usuário em seu site para usuários individuais ou grupos de usuários. À medida que você coleta dados sobre seu público e como eles interagem com seu site, as tecnologias de marketing inteligentes podem usar esses dados para mostrar conteúdo dinamicamente aos usuários com base em suas preferências. Digamos, por exemplo, que você administra uma loja de roupas de comércio eletrônico.

Se alguém visualizou sapatos masculinos anteriormente em seu site, você poderá mostrar os sapatos masculinos a esse usuário quando eles chegarem à sua página inicial.

Adicione chatbots ao seu site

Os chatbots são outro uso interessante do marketing de IA. Os chatbots podem responder a perguntas comuns dos clientes em seu site, economizando tempo da equipe de atendimento ao cliente e melhorando as experiências de usuário dos visitantes do site. Quando você integra a IA aos seus chatbots, eles podem aprender ao longo do tempo como se comunicar de forma mais natural com seus clientes e ajudá-los a encontrar o que precisam.

À medida que os chatbots coletam mais dados e feedback, eles melhoram continuamente.

Analise campanhas de marketing anteriores

Um dos exemplos de marketing de IA mais populares é o uso de inteligência artificial para analisar campanhas de marketing anteriores , fornecendo informações sobre o desempenho delas e como você pode melhorar campanhas futuras. A IA permite que você analise mais dados do que jamais conseguiria manualmente e obtenha insights mais avançados de suas campanhas anteriores. Com as tecnologias de marketing digital de IA certas, você pode otimizar a forma como analisa seus esforços de marketing e melhorar continuamente o desempenho de suas campanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *