Às vezes, a maneira como as pessoas escolhem gastar dinheiro é bizarra. Mas psicologicamente falando, quando gastamos dinheiro, estamos sentindo uma perda. Por exemplo, digamos que você tenha recebido a opção de receber $ 80 garantidos ou 85% de chance de receber $ 100. A maioria das pessoas vai escolher os $80 porque não quer arriscar a perda de $80. Por outro lado, se você tivesse que ter uma perda garantida de $ 80 ou tivesse 85% de chance de perder $ 100, a maioria das pessoas escolheria a segunda opção. É mais arriscado, mas eles preferem arriscar porque há uma pequena chance de não perderem nada. Por quê?
Porque quando perdemos dinheiro, estamos passando por uma dor real . Em um estudo conjunto da Carnegie Mellon , Stanford e MIT, foi demonstrado por meio de exames de ressonância magnética (que mede a atividade cerebral) que pensar em perder dinheiro fazendo uma compra registrou uma dor real no cérebro. Se você apresentar os preços em seus serviços no estilo de fatura com cada serviço como um item de linha, estará fazendo seus clientes analisarem cada serviço.
Isso lhes causa dor com cada “perda”. Em vez disso, agrupe suas taxas em uma solução inclusiva com um preço simples. Seus clientes poderão ver a imagem completa de seus serviços e só terão que lidar com a dor de pagar uma vez.
Use a Lei de Weber ao aumentar os preços
Quando chegar a hora de aumentar seus preços para clientes existentes, você deve ficar longe de um grande aumento de preço e, em vez disso, aumentar seus preços em pequenos incrementos durante um período de tempo. Isso é por causa de algo chamado Lei de Weber . De acordo com a Lei de Weber, os consumidores não registram um aumento de preço até que seja altamente significativo.
Quando se trata de aumentar o preço de produtos e serviços sem levantar uma bandeira vermelha com seus clientes, a porcentagem mágica é inferior a 10%. É por isso que empresas como a Starbucks só aumentam o preço de suas bebidas alguns centavos de cada vez. Obviamente, se você cotar uma taxa horária, você desejará que os clientes regulares saibam que sua taxa está subindo.
Faça isso enviando um e-mail informando que, para acompanhar a demanda e ainda entregar um trabalho de alta qualidade, você aumentará os preços em uma data específica. Você ficará surpreso com a eficácia desses tipos de aumento, desde que você siga a Lei de Weber, fazendo vários pequenos aumentos em vez de um único e grande aumento no mesmo período de tempo.