Como trabalhar a neutralidade corporal quando você tem um transtorno alimentar

Como trabalhar a neutralidade corporal quando você tem um transtorno alimentar

Se você está lutando contra um distúrbio alimentar, deve ter ouvido falar sobre a neutralidade do corpo e se perguntar se isso poderia ser útil para sua recuperação.

Este artigo discutirá o que é a neutralidade corporal, como ela representa uma mudança de foco na positividade corporal e como você pode trabalhar na construção da neutralidade corporal .

Transtornos alimentares e imagem corporal

Nem todas as pessoas com transtornos alimentares lutam com uma imagem corporal negativa , mas a imagem corporal negativa pode ser um problema significativo para muitos com transtornos alimentares. É uma característica definidora de vários transtornos alimentares.

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Por exemplo, anorexia nervosa inclui uma “perturbação na forma de um peso corporal ou forma é experimentado, a influência indevida de forma e peso do corpo sobre a auto-avaliação, ou persistente falta de reconhecimento da gravidade da actual baixo peso corporal.” 1

Na bulimia nervosa , “a autoavaliação é indevidamente influenciada pela forma e pelo peso corporal”. 1 Mesmo colocando os transtornos alimentares de lado, nosso clima cultural define a magreza como uma virtude e uma forma de obter status – uma imagem corporal negativa é comum entre as pessoas que não foram diagnosticadas com um transtorno.

Em um artigo de 1984, “Mulheres e peso: um descontentamento normativo”, Rodin, Silberstein e Striegel-Moore cunharam o termo “descontentamento normativo” para descrever a insatisfação das mulheres com seu peso e preocupação com sua aparência, que se tornou tão comum que era considerada a norma. 2

Um estudo de 2013 confirmou que a insatisfação com a imagem corporal é um problema que afeta pessoas de todos os gêneros , não apenas mulheres. 3

E em casos de disforia de gênero – a angústia associada à sensação de que o corpo não corresponde ao gênero com o qual nos identificamos – a insatisfação corporal é um problema comum e entrelaçado. Taxas desproporcionalmente mais altas de comportamentos alimentares desordenados são encontradas entre pessoas que se identificam como transexuais ou não conformes com o gênero . 4

Se você ou um ente querido está lidando com um transtorno alimentar, entre em contato com a Linha  de Ajuda da  National Eating Disorders Association (NEDA) para obter suporte pelo telefone 1-800-931-2237. 

Para obter mais recursos de saúde mental, consulte nosso  National Helpline Database .

O que é neutralidade corporal e uma meta mais realista do que positividade corporal?

Neutralidade corporal é um conceito que tem sido discutido na mídia popular desde cerca de 2015, mas existem apenas alguns estudos formais. A neutralidade corporal se refere a uma meta de recuperação potencialmente mais realista do que a aceitação do corpo inteiro, a positividade do corpo ou o amor pelo corpo, que foram sugeridos anteriormente como metas para uma recuperação bem-sucedida do distúrbio alimentar. 5

Neutralidade Corporal

A neutralidade corporal se concentra em aceitar o corpo como um veículo de vida que precisa ser cuidado com comida, água, descanso e autocuidado suficiente, em vez de focar em sua forma ou formato. 5

A insatisfação corporal é um estado normal entre pessoas sem transtornos alimentares. Como, então, podemos realisticamente esperar que as pessoas com transtornos alimentares em recuperação atinjam positividade de corpo inteiro – acabando com ainda menos insatisfação com a imagem corporal do que a população em geral?

Ideais corporais de gênero representam extremos que são inatingíveis para a maioria dos indivíduos cisgêneros e ainda mais desafiadores para indivíduos transgêneros. Para indivíduos transgêneros e não binários, e pessoas em outros corpos marginalizados e corpos deficientes, a neutralidade do corpo é uma meta de tratamento mais realista e inclusiva do que a positividade do corpo. 6

Embora certamente não haja nada de errado com o amor ao corpo, se o mantivermos como uma meta final para a recuperação, corremos o risco de fazer com que a recuperação pareça fora do alcance de pessoas que experimentaram ódio ao corpo, trauma, estigma e disforia de gênero. A positividade do corpo implica aceitação incondicional, sem espaço para qualquer outra experiência do corpo.

O ideal do amor ao corpo também é absoluto: o que implica que, após a recuperação, se deve amar o próprio corpo o tempo todo. No tratamento de transtornos alimentares, nosso objetivo é desafiar esse tipo de pensamento preto e branco; ter uma definição de recuperação do tipo tudo ou nada seria contrário a esse objetivo.

Os nutricionistas do NourishRX , uma clínica em Massachusetts, sugerem um continuum começando com o ódio ao corpo e passando pela neutralidade do corpo, apreciação do corpo e aceitação do corpo em seu caminho para o ideal de amor ao corpo. Eles postulam que amar seu corpo o dia todo, todos os dias “é simplesmente irreal, dadas todas as coisas pelas quais nossos corpos passam conosco”.

Eles sugerem que ir de um extremo ao outro pode parecer uma meta desanimadora e inatingível. Portanto, dar os passos menores em direção à aceitação é mais realista e menos assustador.

Em um clima de cultura dietética onde dietas e cirurgias para perder peso ainda são vendidas como as chaves para a felicidade, a neutralidade corporal permite mais nuances e reconhece a ampla gama de experiências que temos com nossos corpos.

É normal e normal para qualquer um de nós ter dias em que não nos sentimos perfeitos em nossos corpos e dias em que não amamos a aparência de nosso corpo. Nas palavras da terapeuta australiana Ashlee Bennett, AThR, “Não experimentar essas coisas [amor ao corpo] o tempo todo não significa que você ainda tem trabalho a fazer – não! Assim como os objetivos em torno da felicidade 100% do tempo, nossas experiências em nossos corpos são variadas, em camadas, paradoxais, multicoloridas – tentar manter uma única visão ou sentimento sobre seu corpo é um trabalho exaustivo e um pouco cruel. ”

Como trabalhar a neutralidade corporal quando você tem um transtorno alimentar

Podemos nos sentir pior quando nos comparamos a celebridades e outras pessoas que têm os corpos mais idealizados em nossa cultura. Pode ser útil lembrar os recursos usados ​​para ajudá-los a ter a aparência que têm: estilistas, chefs pessoais, treinadores, Photoshop e assim por diante.

Aqui estão algumas maneiras pelas quais você pode incorporar a neutralidade corporal em sua vida.

Limite de exposição a padrões corporais irrealistas

Você pode reduzir sua exposição a padrões corporais irreais deixando de seguir pessoas que promovem padrões corporais irreais e comportamentos prejudiciais à saúde.

Aprenda sobre a diversidade corporal

Você pode se educar sobre a diversidade corporal e se expor a corpos mais diversos. A mídia tradicional geralmente retrata apenas os corpos mais idealizados da cultura. Quando exibe corpos com status mais marginalizados, geralmente os exibe em uma luz negativa, por exemplo, fotos de pessoas desgrenhadas em corpos maiores comendo junk food.

Você pode fazer a curadoria de um feed de mídia social no qual segue deliberadamente relatos de pessoas com diversos tamanhos, formas, cores de pele e habilidades. Isso pode ajudar a desafiar os estereótipos que todos nós temos sobre corpos maiores . 7

Pratique Gratidão Corporal

Você pode praticar a gratidão corporal apreciando as habilidades, pontos fortes e capacidades de seu corpo. Observe as coisas que seu corpo permite que você faça e experimente. Suas pernas o levaram para onde você precisava ir hoje? Seus braços permitiram que você abraçasse seu ente querido? Você foi capaz de sentir a batida da música em seu corpo enquanto dançava? Responder a essas perguntas o ajudará a mostrar gratidão ao seu corpo.

Permaneça fiel aos seus valores

Você pode se lembrar de seus valores e pelo que deseja ser conhecido. Você quer ser lembrado como a pessoa mais magra, mais em forma ou mais bonita? Ou você quer ser lembrado por ser uma pessoa atenciosa que concentrou seus esforços para tornar o mundo um lugar mais positivo?

Tenha cuidado com seu corpo

Concentre-se em cuidar do seu corpo – é mais provável que possamos apreciar algo de que cuidamos bem. Isso inclui comer refeições satisfatórias de forma intuitiva e regular , praticar movimentos alegres e descansar o suficiente.

Pessoas com transtornos alimentares se beneficiam do tratamento por profissionais, incluindo terapeutas, nutricionistas e médicos. Você é incentivado a procurar ajuda e entrar em contato com sua equipe para obter ajuda com suas preocupações com a imagem corporal.