Como criar um plano de marketing de conteúdo em 5 etapas

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1. Considere seus objetivos de marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo requer uma trajetória clara e seu plano de estratégia de conteúdo precisa de um foco definido para impulsionar seus negócios. Suas intenções para sua empresa podem incluir uma variedade de objetivos. No entanto, é importante revisá-los para direcionar seus esforços de marketing de conteúdo. Seu motivo para iniciar um plano de marketing de conteúdo moldará os tipos de conteúdo que você usa, o estágio do funil em que você se concentra e a sequência do seu calendário editorial .

Circular seu material pode levar a muitos resultados positivos, mas quais são úteis para você? 

Depois de determinar suas prioridades, seu conteúdo tem um propósito consistente para servir. Durante todo o processo de planejamento, consulte sua missão final para manter a estratégia de conteúdo do seu site unificada.

2. Faça um inventário do conteúdo anterior do site

Examinar o conteúdo que você publicou no passado pode revelar os pontos fortes e fracos atuais da sua empresa. Embora você não tenha um plano de marketing de conteúdo estruturado , sua empresa ainda pode ser eficaz em algumas áreas. Se seus seguidores no Instagram respondem bem às suas postagens, por exemplo, você pode capitalizar esse sucesso expandindo sua estratégia no Instagram.

Identificar seu conteúdo mais proeminente pode lhe dar uma noção da melhor maneira de se conectar com clientes em potencial. Da mesma forma, resultados negativos podem apresentar conteúdo insuficiente ou ineficaz. A auditoria do seu material oferece informações sobre o desempenho do seu pré-plano.

Este ponto de partida é sua linha de base com a qual você pode medir melhorias futuras.

3. Escolha um público-alvo para seu conteúdo

Relacionar-se com dados demográficos específicos pode construir um entendimento único para parcerias em potencial, já que 96% dos principais profissionais de marketing de conteúdo business-to-business (B2B) relatam que seus grupos-alvo pensam em sua empresa como um recurso confiável. Ao lidar com consumidores em geral, um vínculo é igualmente crucial para o crescimento da empresa. O público-alvo do seu plano de marketing de conteúdo achará seu material útil e valioso, o que os leva a interagir com sua empresa.

Quando você conhece seu público, pode criar suas postagens, vídeos ou blogs com metas específicas para atender às necessidades de seu público-alvo. Para encontrar grupos demográficos relevantes, crie uma buyer persona, a versão hipotética do cliente desejado . Tendências de clientes existentes e pesquisas de mercado podem formar a persona do comprador para seus produtos e serviços.

4. Combine os tipos de conteúdo com as necessidades do público

Depois de entender seu público-alvo, você pode adaptar seu material para atender às suas necessidades ou pontos problemáticos. Seu conteúdo pode atuar como solução, recurso ou peça persuasiva, dependendo do público-alvo. O conteúdo pode assumir diferentes formatos que atrairão seus clientes.

Seu tipo de conteúdo pode variar entre necessidades, mas seu público pode responder mais prontamente a uma abordagem específica. Por exemplo, se você estiver tentando envolver seu público e criar confiança, convém hospedar webinars informativos regularmente.

5. Gere ideias de conteúdo

Antes de iniciar seu plano de marketing de conteúdo , você precisa de uma série de ideias para alimentar seus projetos. Os tópicos que você aborda em seu plano de estratégia de conteúdo devem preencher as lacunas do seu setor ou abordar os desafios atuais do seu público-alvo. Investigue os tópicos abordados pelos concorrentes, palavras-chave relacionadas à sua empresa e tendências específicas do setor.

Você pode abordar esses tópicos com a experiência e a posição exclusivas de sua empresa para publicar conteúdo popular. Para promover o brainstorming, existem ferramentas valiosas de ideias de conteúdo que você pode usar. Por exemplo, o FAQ Fox gera tópicos que visam palavras-chave de alto valor para o seu setor.

Ele pode até pesquisar sites específicos.

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