1. Defina seu orçamento e metas
Por que você está investindo seu tempo em uma campanha de marketing digital? Você está tentando gerar mais tráfego no site? Quer aumentar as vendas? Toda empresa precisa de um conjunto exclusivo de metas que orientam as decisões de campanha. Para uma empresa baseada em serviços, você pode se concentrar em aumentar os leads qualificados e as ligações telefônicas .
Um negócio de comércio eletrônico pode ser melhor se concentrar em vendas . Você pode dividir esses objetivos amplos em KPIs menores e mais específicos. O método de metas SMART pode ajudá-lo a descobrir quais metas sua empresa pode realmente atingir. SMART significa específico, mensurável, atingível, relevante e oportuno. Se você já fez marketing digital antes, pode dar uma olhada nas campanhas anteriores para descobrir uma referência para sua nova estratégia. Então, descubra quanto você pode gastar .
2. Escolha seus canais
Ok, é hora do marketing rápido. Definição de seis canais populares de marketing digital. Dois minutos no relógio.
Vai!
- Otimização para mecanismos de pesquisa (SEO) : Otimização do seu site para que ele apareça em mecanismos de pesquisa como Google e Bing.
- Publicidade digital : Pagar para que seu conteúdo apareça on-line em locais como mecanismos de pesquisa, canais de mídia social e outros sites.
- Marketing de conteúdo : Criando coisas como postagens de blog, vídeos, infográficos e guias para responder às perguntas das pessoas online
- Marketing por e-mail : enviando mensagens de e-mail direcionadas ao seu público para transformar assinantes em clientes
- Marketing de mídia social : curadoria, criação e compartilhamento de conteúdo pago e orgânico em plataformas de mídia social como Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e Pinterest.
- Web design : garantir que seu site funcione bem, seja fácil de navegar e tenha uma boa aparência, criando uma boa experiência do usuário
Eu fiz isso? Dois minutos, seis canais? Escolha os canais que fazem mais sentido para você. Você não precisa fazer todos eles.
Você quer estar onde seu público está e fazer o que funciona para seus objetivos e seu orçamento.
3. Crie e lance o conteúdo da sua campanha de marketing digital
Esta será uma seção curta. Você passou um tempo pesquisando e fazendo seu plano de campanha de marketing digital. Você não pode pular o processo de criação . Depois de escolher seus canais, faça mais pesquisas para descobrir qual conteúdo funciona melhor nesses canais (e para seu público). Quando o conteúdo estiver pronto, coloque-o no mundo. Você pode aprender mais sobre como lançar uma campanha de marketing em nosso site .
4. Revise seus resultados
Se você lançou um anúncio em vídeo , ampliou sua estratégia de SEO , criou uma conta no LinkedIn ou estreou um novo design da web , reserve um tempo para analisar o desempenho da sua campanha. Usando ferramentas como Google Analytics , Ahrefs ou até mesmo nossa plataforma MarketingCloudFX , você pode monitorar todas as suas campanhas e ver se elas estão atingindo as metas que você definiu anteriormente em seu plano de campanha. Apenas lembre-se: a Internet muda com bastante frequência. Se você vir alguns resultados não tão bons, faça alguns ajustes em sua campanha. Não conte como um retrocesso. Veja os resultados inesperados como uma oportunidade de aprender.
O sucesso pode ser tão simples quanto ajustar a segmentação do seu público ou alterar um pouco o design do seu site. E a parte mais importante de qualquer campanha de marketing online? Solte sua criatividade! Não tenha medo de errar.