O que você deve saber sobre menopausa e alterações de humor

O que você deve saber sobre menopausa e alterações de humor

As mulheres entram na menopausa depois de passar 12 meses sem menstruar. Os anos que antecedem a menopausa são chamados de perimenopausa . Durante a perimenopausa, muitas mulheres começam a notar que a menstruação está se tornando irregular. Seu fluxo menstrual pode ser mais longo ou mais curto do que antes. Também pode ficar mais pesado ou mais leve. Essas mudanças são causadas principalmente pela alteração dos níveis de estrogênio e progesterona à medida que seu corpo se prepara para a menopausa, que não envolverá períodos menstruais. Estrogênio e progesterona são hormônios que ajudam a regular o sistema reprodutor feminino.

Muitas mulheres apresentam sintomas adicionais durante a perimenopausa e a menopausa. Esses sintomas podem incluir:

ondas de calor

secura vaginal

desejo sexual diminuído

dificuldade em dormir

mudanças de humor

O humor pode ser afetado por muitas coisas, desde uma discussão com um ente querido até um engarrafamento. Nem sempre está claro o que causa as alterações de humor e a irritabilidade que muitas vezes as acompanha. As alterações de humor também diferem da depressão, que normalmente não está associada à menopausa.

Causas

A menopausa geralmente ocorre quando a mulher está na casa dos 40 ou 50 anos. De acordo com a Clínica Mayo , a idade média da menopausa para as mulheres americanas é 51. O processo que leva à menopausa começa muito mais cedo. Quando as mulheres estão na casa dos 30 anos, seus níveis de estrogênio e progesterona começam a diminuir lentamente. Esse processo natural e gradual leva à perimenopausa e depois à menopausa. Como seus ovários produzem menos desses hormônios, seu corpo e cérebro podem sofrer várias alterações. Algumas dessas mudanças estão relacionadas ao humor.

O estrogênio ajuda a regular vários hormônios, que podem ter propriedades de aumento do humor. Esses incluem:

serotonina

norepinefrina

dopamina

O estrogênio também ajuda a apoiar certos tipos de funcionamento do cérebro, como a cognição. Quando os níveis de estrogênio mudam, seu humor também pode mudar. A diminuição do estrogênio também pode fazer com que algumas mulheres tenham episódios ocasionais de esquecimento, ou “cérebro confuso”, que podem levar à frustração, afetando negativamente o humor.

A menopausa e a perimenopausa podem criar desafios físicos que podem afetar negativamente o humor. Isso inclui problemas para dormir e problemas com sexo. Muitas mulheres também sentem ansiedade com o envelhecimento e estresse sobre o futuro, o que pode causar transtornos e alterações de humor.

Nem todas as mulheres apresentam alterações de humor durante a menopausa. Nem sempre você pode prever quem vai vivenciá-los e quem não vai. Algumas condições podem colocar as mulheres em maior risco. Esses incluem:

uma história de depressão

altos níveis de estresse

má saúde física

Tratamentos caseiros

Você pode reduzir ou diminuir as mudanças de humor fazendo mudanças proativas no estilo de vida. Aqui estão algumas idéias sobre como combater as oscilações de humor:

Faça exercícios aeróbicos . De acordo com pelo menos um estudo , a realização de 50 minutos de treinamento aeróbico quatro vezes por semana ajudou a aliviar vários sintomas da menopausa, incluindo suores noturnos, irritabilidade e alterações de humor. O exercício e a atividade física liberam endorfinas e outras substâncias químicas que fazem você se sentir bem no cérebro. Escolha a hora do dia em que você tem mais probabilidade de seguir um plano e escolha os exercícios ou atividades de que mais gosta. Você pode querer escalonar seus treinos. Tente correr em um dia e nadar no outro ou andar de bicicleta em dias alternados. Você não precisa treinar como um atleta olímpico para obter resultados que estimulem o humor. Fazer uma caminhada rápida antes do trabalho ou depois do jantar pode ser tão impactante na redução das oscilações de humor quanto o treinamento para uma maratona.

Comer comida saudável. Comer alimentos saudáveis ​​pode ser tão bom para o seu humor quanto para o seu corpo. Você pode simplesmente se sentir melhor depois de comer uma salada rica em proteínas do que depois de engolir um litro de sorvete com calda de chocolate. Uma dieta variada contendo alimentos saudáveis, como frutas, vegetais, proteína magra e grãos inteiros cheios de fibras, tem mais probabilidade de fornecer ácidos graxos ômega-3, folato e outros nutrientes que podem ajudar a melhorar seu humor.

Deixe de lado o estresse . Para algumas mulheres, desestressar pode ser tão fácil quanto se perder em um romance de mistério que virou uma página. Para outros, ioga suave, meditação ou caminhadas tranquilas na natureza podem ajudar a melhorar o humor e diminuir o estresse e a ansiedade. Experimente fazer exercícios de respiração profunda ou posturas de ioga que o ajudem a limpar a mente ou que pareçam uma mini-férias.

Durma o suficiente. Não dormir o suficiente pode aumentar a irritabilidade e as mudanças de humor. Crie uma rotina noturna que ajude a adormecer confortavelmente. Desligar dispositivos eletrônicos, garantir que a temperatura do ambiente seja baixa e eliminar a luz ambiente pode ajudar. Evitar a cafeína e o álcool também pode ajudá-lo a manter ciclos de sono saudáveis. O sono deve durar de 7 a 8 horas para permitir a cura e o reparo da função imunológica.

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Quando procurar ajuda

Consultar um médico ou profissional de saúde pode ajudar se suas alterações de humor forem:

extremo

causando ansiedade adicional

dificultando a participação plena na vida

Para se preparar para sua consulta, mantenha um diário de suas mudanças de humor, incluindo todos os gatilhos possíveis. Você também deseja anotar informações sobre o seu dia, incluindo:

Atividades

Situações estressantes

refeições

medicamentos ou suplementos que você está tomando

Certifique-se de informar o seu médico sobre quaisquer substâncias que alteram o humor que você usa ocasionalmente ou regularmente.

Seu médico vai querer fazer um exame físico para descartar qualquer causa subjacente às suas alterações de humor. Eles também farão um exame de sangue para determinar seus níveis hormonais e a função da tireoide.

O exame e o diário ajudarão você e seu médico a determinar se as mudanças no estilo de vida serão suficientes ou se tipos adicionais de tratamento devem ser considerados.

Tratamentos adicionais

A terapia de reposição hormonal (TRH) de curto prazo pode ser uma boa opção para algumas mulheres para aliviar as oscilações de humor e outros sintomas relacionados à menopausa. Alguns tipos de TRH aumentam o risco de:

câncer de mama

coágulos de sangue

doença cardíaca

Golpe

Pessoas com histórico dessas não são bons candidatos para HRT. Você deve pedir ao seu médico para ajudá-lo a pesar esses fatores de risco aumentados em relação ao benefício potencial da TRH, considerando a gravidade dos seus sintomas. O HRT está disponível em vários formatos, incluindo:

manchas vaginais

cremes

comprimidos

O tratamento com acupuntura também pode ajudar algumas mulheres com alterações de humor, equilibrando os níveis hormonais e aumentando a produção de dopamina e norepinefrina. Os acupunturistas chamam isso de qi , o equilíbrio do fluxo de energia dentro do corpo.

Panorama

Mudanças de humor relacionadas à menopausa e perimenopausa tendem a desaparecer quando o sistema hormonal do corpo se estabiliza. Isso pode levar meses ou até anos. Seguir um plano proativo que inclui escolhas de estilo de vida saudáveis ​​costuma ser suficiente para diminuir as oscilações de humor. Se você precisar de suporte adicional, a intervenção médica pode ser sua melhor opção.

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