Como a proteína pode ajudar a perder peso naturalmente

A proteína é o nutriente mais importante para a perda de peso e um corpo mais bonito.

Uma alta ingestão de proteínas aumenta o metabolismo, reduz o apetite e altera vários hormônios reguladores de peso (1Fonte confiável2Fonte confiável3Fonte confiável)

A proteína pode ajudar você a perder peso e gordura da barriga e atua por meio de vários mecanismos diferentes.

Esta é uma revisão detalhada dos efeitos da proteína na perda de peso .

Proteína altera os níveis de vários hormônios reguladores de peso

Seu peso é regulado ativamente pelo cérebro, particularmente uma área chamada hipotálamo (4Fonte confiável)

Para que seu cérebro determine quando e quanto comer, ele processa vários tipos diferentes de informações.

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Alguns dos sinais mais importantes para o cérebro são hormônios que mudam em resposta à alimentação (5Fonte confiável)

Uma ingestão mais elevada de proteínas realmente aumenta os níveis dos hormônios da saciedade (redutores do apetite) GLP-1, peptídeo YY e colecistocinina, enquanto reduz seus níveis do hormônio da fome grelina (6Fonte confiável7 , 8 ,9Fonte confiável10Fonte confiável)

Ao substituir carboidratos e gordura por proteína, você reduz o hormônio da fome e aumenta vários hormônios da saciedade.

Isso leva a uma grande redução da fome e é a principal razão pela qual a proteína ajuda a perder peso. Isso pode fazer você comer menos calorias automaticamente .

CONCLUSÃO:A proteína reduz os níveis do hormônio da fome grelina, enquanto aumenta os hormônios redutores do apetite GLP-1, peptídeo YY e colecistocinina. Isso leva a uma redução automática na ingestão de calorias.

Digestão e metabolização de proteínas queima calorias

Depois de comer, algumas calorias são usadas para digerir e metabolizar os alimentos.

Isso é frequentemente denominado efeito térmico dos alimentos (TEF).

Embora nem todas as fontes concordem com os números exatos, é claro que a proteína tem um efeito térmico muito maior (20-30%) em comparação com carboidratos (5-10%) e gordura (0-3%) (11Fonte confiável)

Se formos com um efeito térmico de 30% para a proteína, isso significa que 100 calorias de proteína acabam como 70 calorias utilizáveis.

CONCLUSÃO:Cerca de 20-30% das calorias de proteína são queimadas enquanto o corpo está digerindo e metabolizando a proteína.

Proteína faz você queimar mais calorias (aumenta a perda de calorias)

Devido ao alto efeito térmico e vários outros fatores, uma alta ingestão de proteínas tende a aumentar o metabolismo.

Faz você queimar mais calorias o tempo todo, inclusive durante o sono (12Fonte confiável13Fonte confiável)

Foi demonstrado que uma alta ingestão de proteínas aumenta o metabolismo e aumenta a quantidade de calorias queimadas em cerca de 80 a 100 por dia (14Fonte confiável15Fonte confiável16Fonte confiável)

Este efeito é particularmente pronunciado durante a superalimentação ou ao comer com excesso de calorias. Em um estudo, a superalimentação com uma dieta rica em proteínas aumentou as calorias queimadas em 260 por dia (12Fonte confiável)

Ao fazer você queimar mais calorias, as dietas ricas em proteínas têm uma “vantagem metabólica” sobre as dietas com baixo teor de proteína.

CONCLUSÃO:Uma alta ingestão de proteínas pode fazer com que você queime de 80 a 100 calorias a mais por dia, com um estudo mostrando um aumento de 260 calorias durante a alimentação em excesso.