11 mitos de dieta em que você deve parar de acreditar

1. Existem alimentos especiais que fazem você perder ou ganhar peso

A mudança de peso é afetadaInformações sobre Balanço de Energia .a diferença entre calorias ingeridas e queimadas. Ao mesmo tempo, não é tão importante de quais produtos você obtém energia. Você pode ganhar peso com uma dieta restrita de peito de frango e arroz integral, se comer muito, e perder peso com hambúrgueres.

Alimentos com o chamado conteúdo calórico negativo também não serão uma pílula mágica. Eles geralmente incluem pepinos, repolho, aipo. Supostamente, o corpo gasta mais energia em seu processamento do que recebe. A teoria das calorias negativas não é apoiada pela ciência. Não importa quão poucas calorias estejam contidas no produto, o corpo gastará 3-30% em sua digestãoOs alimentos podem ter calorias negativas? de seu valor energético.

2. Para perder peso, você precisa reduzir a ingestão de carboidratos

A menos que você seja um fisiculturista profissional que está tentando dolorosamente cortar sua gordura corporal de 8% para 5% antes de uma competição, reabilite carboidratos em seu menu. Você perderá peso quando tiver um déficit calórico e ganhará peso quando estiver em excesso, e o conteúdo de carboidratos na dieta não afeta significativamente esse processo.

Por outro lado, esse mito tem um fundamento: os carboidratos retêm água no corpo, e uma forte restrição de seu consumo realmente leva à perda de peso – devido aos líquidos. Ele voltará assim que você começar a comer carboidratos novamente. E terá que devolvê-los ao cardápio, pois a glicose dá energia ao cérebro e está envolvida no mecanismo de produção do hormônio da alegria – a serotonina. Não é por acaso que as pessoas que seguem uma dieta longa e pobre em carboidratos se tornam menos inteligentes e chatas. Este efeito é confirmado por pesquisasDietas com baixo teor de carboidratos para perda de peso. Efeitos na cognição e no humor .

3. A nutrição adequada é a chave para um peso ideal e bem-estar

O objetivo principal dos alimentos é fornecer ao corpo a energia necessária para o funcionamento do corpo com proteínas, gorduras, carboidratos, fibras e oligoelementos. E não é tão importante com a ajuda de quais produtos o corpo é fornecido com eles. Ao mesmo tempo, se você seguir obsessivamente os princípios da nutrição adequada , poderá adoecer de ortorexia nervosa .Ortorexia nervosa: Um estudo preliminar com uma proposta de diagnóstico e uma tentativa de medir a dimensão do fenômeno . – um transtorno mental em que uma pessoa sente ansiedade e culpa pelos alimentos “errados” do cardápio.

4. O glúten deve ser evitado

O glúten é uma proteína complexa encontrada em muitos grãos e cereais. Ele é creditado com um efeito destrutivo nos intestinos, levando à atrofia da membrana mucosa do intestino grosso, absorção prejudicada de gorduras, vitaminas e um efeito negativo no metabolismo. Tudo isso é verdade para pessoas com doença celíaca – intolerância ao glúten. Mas apenas 1% sofre com issoAnticorpos antiendomísio versus antigliadina na triagem da população em geral para doença celíaca . população da Terra.

Ao mesmo tempo, para pessoas saudáveis, desistir do glúten não só não faz sentido, mas também pode ser perigoso. Ele lideraEfeitos de uma dieta sem glúten na microbiota intestinal e na função imunológica em humanos adultos saudáveis . a uma diminuição da imunidade e uma diminuição do número de bactérias benéficas no intestino com um aumento simultâneo do número de bactérias nocivas.

5. Todo mundo precisa de uma desintoxicação periodicamente

Todo um setor está trabalhando nesse mito. Somos oferecidos para “limpar” o corpo de toxinas com a ajuda de vitaminas milagrosas, infusões de pepino, menta e suplementos secretos, e assim por diante. Os cientistas argumentam que a desintoxicação existe apenas em seu aspecto médico, quando os médicos salvam uma vítima de envenenamento.

Quanto ao resto dos casos, trata-se de uma jogada de marketing. O corpo remove toxinas por conta própriaÉ um mito. Então, como você fica saudável?com a ajuda do fígado, rins, pele. Se ele falhar, é necessária ajuda médica, não smoothies.

6. Se você parar de fazer dieta, com certeza ganhará peso novamente.

Na verdade, os cientistas observam o chamado efeito ioiôEfeitos das dietas e seu papel no controle do peso .: Pessoas que seguiram uma dieta muito rígida têm maior probabilidade de retornar ao peso original.

Mas o fato das restrições alimentares não é de importância fundamental nesta questão. Acontece que a pessoa volta a consumir mais calorias do que gasta e o peso volta. Os cientistas observam que as razões psicológicas para ganhar quilos após uma dieta têm um papel mais importante do que as biológicas.

7. Você precisa beber dois litros de água limpa por dia

Na verdade, a água é essencial para o corpo. O principal marcador de sua falta é a sedeFato ou ficção?: Você deve beber 8 copos de água diariamente .… Portanto, se você não sentir vontade de beber, não precisa se forçar.

Além disso, você não precisa se concentrar em água limpa. Líquidos de alimentos e todas as bebidas, incluindo aquelas que contêm cafeína, são contados. Anteriormente, acreditava-se que este último retira a água do corpo, mas a pesquisaO efeito de bebidas cafeinadas, não cafeinadas, calóricas e não calóricas na hidratação . 2000 os reabilitou completamente.

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8. Você não pode comer carboidratos e gorduras ao mesmo tempo se quiser perder peso

Acredita-se que tal mistura leve ao transporte instantâneo de gorduras para reservas no contexto de um aumento nos níveis de insulina devido ao consumo de carboidratos. Na verdade, as proteínas também podem causar um aumento repentinoA proteína estimuladora da acilação estimula a secreção de insulina .níveis de insulina. Portanto, se você não está pronto para limitar a ingestão de alimentos com banha umedecida em óleo, fique à vontade para misturar qualquer coisa em seu prato.

Além disso, de acordo com os resultados de estudos, durante os quais um grupo de sujeitos separou gorduras e carboidratos, e o outro comia balanceada, foi constatadoPerda de peso semelhante com combinação de alimentos de baixa energia ou dietas balanceadas .que os pacientes perderam peso da mesma forma – somente devido a uma diminuição na ingestão diária de calorias.

9. Você não pode comer à noite

Os adeptos desse mito acreditam que os intestinos param de funcionar magicamente após o pôr do sol, então a comida ou se transforma em gordura ou apodrece dentro do trato digestivo, envenenando o corpo com toxinas.

Existe alguma verdade neste mito. Diminui durante o sonoAspectos dos efeitos do sono no trato digestivo .salivação, pressão do esfíncter esofágico superior. Ao mesmo tempo, a atividade do intestino delgado é maior à noite, a maior secreção de suco gástrico é observada entre 22 e 2 horas. E o esvaziamento do estômago é mais afetadoO ritmo circadiano e as influências do sono na fisiologia e distúrbios digestivos .ritmos circadianos individuais do que a hora do dia.

Portanto, um lanche leve à noite será bem digerido. E comer demais não é recomendado a qualquer hora do dia.

10. Existe uma dieta mágica, você só precisa encontrá-la

Acredite que as avaliações de que “essa dieta funciona com certeza” devem ser tomadas com cautela. A base de absolutamente todos os regimes dietéticos anunciados para perda de peso é uma redução na ingestão diária de calorias. Em alguns casos, por exemplo, ao restringir carboidratos, o peso, como já mencionado, pode diminuir devido à perda de fluidos, mas esse efeito é de curta duração.

11. Existem alimentos que aumentam o metabolismo

Alimentos cafeinados ou certas especiarias podem acelerar ligeiramente o metabolismo a curto prazo. No entanto, este efeito é tão insignificanteInformações sobre Balanço de Energia .que é melhor não levar isso em conta na estratégia de perda de peso.

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